Você sabe o que é um Nobreak e para que ele serve?

Neste post iremos te contar um pouco sobre este produto e porque é um item indispensável para sua residência e empresa.



O Nobreak é um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que chega aos seus dispositivos, além disso alimenta os equipamentos por meio de uma bateria protegendo os dispositivos de queima total ou parcial, quando há uma queda ou variações bruscas de energia e também mantem os equipamentos funcionando por uma tempo determinado para que os mesmos sejam desligados com segurança.


Tipos de Nobreak


Atualmente existem basicamente 3 modelos os Standby (Offline), o de Linha-Interativa e o Online:


  • Stand-by ou Offline é o mais básico do mercado, pois confia somente na sua bateria para conter as oscilações de energia, podendo ou não ter proteção contra surtos ele é recomendado mais para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

  • Linha-Interativa similar ao primeiro modelo, mas com uma diferença importante possui um regulador de oscilações de voltagem protegendo os dispositivos contra surtos elétricos é recomendado para PCs e equipamentos de importância.

  • Online com dupla-conversão é o modelo com melhor desempenho segundo avaliação dos especialistas, pois converte a energia para uma corrente alternada pura e com voltagem constante e são recomendados para servidores, hospitais, minas e em outros equipamentos que precisam rodar 24 horas por dia.


Agora que você já sabe a diferença dos tipos de nobreak saiba como escolher o seu:


Os nobreaks possuem números que indicam o grau de potência em VA e um número chamado fator de potencial guarde bem esses dois nomes, para calcular o tempo de autonomia que irá precisar você precisará ter em mãos o consumo em Watts dos dispositivos que serão conectados no mesmo, Exemplo: 1 Computador que possui uma fonte com 300Watts e um Monitor 80 Watts para maior segurança sempre considerar uma segurança de 10% a mais totalizando 418 Watts.


Vamos considerar um fator de potência de 0,7, apesar de terem nobreaks com fator de 1. Para converter Watts para VA, basta dividir o valor em Watts pelo fator de potência, que aqui no caso será a conta 418/0,7 = + ou – 600VA.


Após descobrir a potência em VA, consulte as especificações do Nobreak escolhido e veja se o tempo de autonomia do mesmo atenderá sua necessidade.


O que avaliar no cálculo de autonomia do nobreak?

A pergunta que devemos responder sempre é qual o tempo ideal que o nobreak deve segurar a sua infraestrutura?

É muito comum clientes solicitarem autonomias de muitas horas, isso é possível? A resposta é sim, porém financeiramente fica inviável, pois horas de autonomia requer um investimento muito alto.

A autonomia do nobreak deve ter o tempo suficiente para que ocorra o desligamento seguro dos equipamentos e a garantia de que nenhum dado será perdido.


Para obter mais informações entre em contato conosco!








6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo